16 janeiro 2018

O amor não é isso que sabemos sobre ele

Lembro que, quando era mais nova, acreditava que o amor — aquele que eu encontrava nos livros que lia e nos filmes que assistia — poderia ser facilmente encontrado na esquina de casa. Hoje, confesso, ainda penso muito no assunto. Seria tão mais fácil esbarrar com alguém e ver as coisas acontecerem de repente, como em um passe de mágica, sem precisar de todo o resto. Mas não funciona dessa forma. É preciso uma lista repleta de passo a passos para chegarmos ao finalmente. Ao famigerado felizes para sempre. Só que o amor não é isso. Não é um final feliz, um frenesi do momento. Vai além do que, de fato, conseguimos denominar.
A gente tem o costume de confundir paixão com amor. Carinho com amor. Simpatia com amor. Respeito com amor. Um coração acelerado e aquela vontade louca de falar com o outro e já chamamos isso de amor. Não! Não é isso! Isso é só o começo de uma avalanche de sentimentos que ainda surgirão antes do nosso coração entregar os pontos. Ele é mais resistente do que um flerte e algumas conversas interessantes. É mais resistente do que um sexo casual e alguns beijos sem preocupação. O amor é aquilo que fica depois de todo esse processo.

É o que fica quando você não sente mais o frio na barriga.

Aliás, o amor também não é isso que chamamos de "alma gêmea". Esquece isso! Esquece a "tampa da penela", a "casca da laranja" e todas essas denominações estranhas. Ninguém é incompleto a ponto de precisar de outra pessoa para se sentir preenchido. Cada pessoa tem seu próprio livro em branco. Somos pessoas completas que se perdem de vez em quando. E se você quer encontrar alguém para transbordar tudo o que carrega consigo, tudo bem, mas, do contrário, aprenda a gostar da sua própria companhia primeiro.

Ninguém tem a obrigação de preencher um vazio do outro.

Isso é outra história, talvez mais complicada do que o amor em si.

Mas aí me perguntam: "então, o que é o amor?", e eu digo que não sei. Não tenho certeza se alguém sabe, de fato, o que é. A gente constrói teorias, liga uma coisa com a outra e tá tudo certo. Acho que cada um acredita naquilo que lhe convém. Talvez seja por isso que o sentimento esteja tão banalizado, tão desacreditado.

Pode ser, não pode?

O amor, pra mim, é quando você deixa de lado todos os seus julgamentos e aprende a enxergar o outro exatamente como ele é. E gosta do que vê. Gosta dos defeitos, dos trejeitos. É quando tem aquela ligação física e mental absurda que você não sabe como aconteceu, mas, ainda assim, se encanta por isso e sabe que vai além do que ambos demonstram. É quando o outro te mostra o lado ruim e mesmo com isso você o admira, afinal, ninguém pode ser definido por seus momentos errados. E, infelizmente, fazemos isso com todo mundo, não é?

O amor não é isso que sabemos sobre ele. Na verdade, nem sei se sabemos algo.

20 comentários:

  1. Texto lindo, como sempre. Pra mim, o amor é convivência, é acordar todo dia e escolher amar a mesma pessoa. É estar junto, sempre, pro que der e vier.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, moça ♥ Cada um sabe exatamente o que o sentimento representa para isso, e isso é o mais importante. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso! Obrigada por escrever algo assim! Eu estava precisando realmente ler isso para repensar algumas coisas sobre os últimos acontecimentos da minha vida. Agradeço todos os dias por ter encontrado o seu blog por aí!

    Perdida em Ficções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que maravilhosidade ler isso ♥ Fico imensamente feliz por você ter encontrado o Caligra e por gostar tanto dele.

      Excluir
  3. Eu sinceramente quase chorei lendo o seu texto. O amor é tantas coisas, mas não dá para definir nenhuma delas, cabe a nós apenas senti-lo no coração, na alma. O amor existe para ser sentido, para preencher, para transbordar, para somar. Gosto muito do seu blog <3
    www.luaintensa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. O amor é algo diferente para diferentes pessoas, e não cabe a ninguém dizer o que está certo ou errado. Cada um sabe exatamente o que se passa no coração ❤️

      Excluir
  4. Que texto maravilhoso! Concordo com tudo o que você disse e não disse sobre o amor.
    Gostei do blog. Estarei por aqui agora.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha saber que gostou do texto, do tema e do blog também rs. É sempre bem-vindo, com toda certeza ❤️

      Excluir
  5. QUE TEXTO MARAVILHOSO. Eu sempre acho que as pessoas banalizam o amor e por esse motivo o culpam por todas as decepções da vida. Mas não, o amor é lindo, é mágico e nos faz felizes. É assim que tem que ser! Beijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor tem aquela coisa extra que a gente não sabe definir, mas, ainda assim, tenta rs. Acho que a banalização começa quando não nos importamos em saber diferenciar os sentimentos, infelizmente. Fico feliz que tenha gostado do texto ♥

      Excluir
  6. Que texto! Acredito que nunca senti o amor, de fato, em um relacionamento, sabe? Eu acredito no amor que sinto pela minha mãe, sobrinhos e irmãs, e sei diferenciar quando encontro outra pessoa pq sinto que é diferente. E deve ser diferente tbm do que imagino que seja. Acho que estamos cada vez mais falando muito de amor e cada vez menos sentindo ele. Espero que um dia isso mude 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Falamos, mas não sentimos. Acho que o amor é diferente para cada pessoa, e, dependendo da situação, também diferente as sensações que surgem no pacote completo ♥

      Excluir
  7. Cara, que gracinha de texto foi esse colega?? Achei taaaaaaaooo lindo �� (sim, sou a loka do romantismo)! "A gente constrói teorias, liga uma coisa com a outra e tá tudo certo. Acho que cada um acredita naquilo que lhe convém."- essa com certeza foi a parte que mais concordei, o amor é uma coisa bizarra. Mas,de acordo com meu coraçãozinho, amar é quando você imagina toda sua vida com outra pessoa (e não consegue colocar nenhuma outra pessoa na sua imaginação), é quando você ta sempre querendo saber se a pessoa está bem, ver ela feliz, ver ela superar problemas, ver essa pessoa sempre ao seu lado, ver vcs dois juntos evoluindo e seguindo de mãos dadas, é querer ser uma pessoa melhor (pq a outra pessoa nos encoraja à isso), é respeitar, compreender,amar e com o tempo aceitar o " inaceitável ", digamos. �� Mas o amor é muito mais do que tudo isso, mesmo que tentamos jamais existira uma palavra ou ação que dirá claramente o que ele é. Acho que quem ama, não consegue explicar, consegue apenas sentir, concorda comigo? ❤
    Não vou prolongar mais, você já deve estar cansada hahahah, mas é que tive necessidade de falar, pq cara, esse post foi um amor!! Parabéns, e ah, vou ler p meu namorado hahahha �� até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não concordo com a parte do "ver vcs dois juntos evoluindo", até porque, para mim, amor não é isso. Amor é você ficar feliz com o outro, mesmo que isso não impacte, de uma forma ou outro, na tua vida, sabe? Mas é como disse, cada um tem a sua visão e acredita naquilo que o coração manda. Não podemos banalizar, julgar, criticar ou montar conceitos prévios sobre o assunto. No fim das contas, o importante é o que sentimos, independentemente de sabermos descrever ♥

      Excluir
    2. Quando eu disse sobre "evoluir juntos", quis dizer que muitos se prendem ao passado ou se paralisam no tempo. Amor não é estar à frente ou atrás. Amor é estar do lado e aí sim, se for para ter um futuro, evoluir (crescer, caminhar) juntos! Como você mesma disse e eu também, mesmo que tentemos não existe definição. Existem apenas "pontos" que ligamos e interpretamos como amor. Mas só que sente é que sabe. Cada um tem sua forma de ver, sentir ou demonstrar. Cabe a todos nós compreender isso, e ver a maior beleza num sentimento tão singelo. :)

      Excluir
    3. É isso, moça ♥ Amor é compartilhar, lado a lado, as coisas que a vida oferece, sempre tendo um coração para onde recorrer.

      Excluir
  8. Um texto maravilhoso!!! Para mim, o amor é confiança, uma questão de se sentir especial com aquela pessoa e para aquela pessoa. Um texto lindo ahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser isso, por que não, né? Acredito que todo mundo tem sua própria versão do que é o amor, e tá tudo bem ♥

      Excluir
  9. Ainda não criei minha teoria a respeito, mas sinto uma tremenda necessidade em pensar sobre. Ultimamente tá sendo meio difícil pra mim lidar com os sentimentos, sabe? Talvez seja um processo. Talvez o amor.

    Amei o teu texto, como sempre, haha! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, talvez seja um lindo processo de conhecimento, sabe? Quem sabe essa dificuldade te ajude a entender melhor o que carrega aí no peito ♥ Fico feliz por ter gostado do texto.

      Excluir

© Design e conteúdo desenvolvidos com ❤ por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | 2015 - 2020