28 novembro 2017

Enquanto é tempo

Outro dia vi um programa em que duas pessoas se encontram em uma simulação do tempo, como se olhassem para o futuro, mesmo sabendo o quão incerto ele pode ser. Não que eu não quisesse saber como poderia ser a minha vida daqui alguns anos, mas parece um tanto mórbido pensar sobre o assunto. Se observarmos a reação dos que participam dessa simulação, pode-se ver que a maioria  se não todos — estampa uma expressão de choque. É como se caíssem na realidade e só naquele momento se dessem conta de que o tempo passa... e, com ele, a vida.
Sei que nem sempre estamos dispostos a deixar de lado o conforto do que é certo, mas grande parte das pessoas infelizes continuam vivendo no automático porque não querem arriscar. Eu, por exemplo, quando decidi pedir demissão do meu atual emprego, ouvi todo tipo de pergunta, desde "mas você já tem algo em vista, não é?" até "você vai se dar mal, não se troca o certo pelo duvidoso". Tá, mas e aí? E a minha felicidade? E a vontade de tentar novas coisas, novas experiências, novos caminhos?

Não posso simplesmente me contentar com o que tenho porque está bom assim. Porque está quieto.  Ninguém deveria. Se sei que tenho capacidade de ir além, não tenho motivo para ficar no mesmo lugar, travada e indiferente com a vida que estou levando.

A mesma coisa acontece com as pessoas que gostamos. Passamos mais tempo criticando, reclamando, julgando, brigando e o caramba a quatro do que elogiando, dando uma força, um conselho, pedindo um carinho. 

Meu bem, você já deu um abraço apertado em alguém hoje? Já riu até a barriga doer e os olhos se fecharem? Já sentiu aquela leveza de ter uma conversa gostosa com uma pessoa que não fala há anos? A gente nunca sabe o que vai acontecer no outro dia. 

Não temos tanto tempo quanto imaginamos ter.

Não temos nada.

Ficamos adiando, guardando, esperando pela hora certa... mas ela não existe. Esta bendita hora exata nunca vai fazer parte da sua vida, nem de ninguém. A gente só precisa ter coragem para encarar o novo, além de torcer para que os astros lá de cima encontrem surpresas positivas que irão mudar nossa concepção de mundo. 

Moreno, vai ser feliz enquanto é tempo. Tira da cabeça que "a vida é assim mesmo", porque cada pessoa faz suas próprias escolhas. Se eu estou vivendo algo bom, é porque fiz de tudo para colher esses momentos. Mas se tá tudo revirado, talvez seja hora de sentar e reparar a bagunça.

26 comentários:

  1. Keeeeelly tu é demais, ontem postei um texto com mais ou menos o mesmo propósito haha' adorei demais, você sabe como lidar com as palavras ❤
    Beijos Lê 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que amor ♥ Um mega obrigada pelo carinho e pelas palavras.

      Excluir
  2. tudo que você escreveu parece que foi diretamente pra mim. sempre fui independente, não ligo para as opiniões alheias, faço o que quero desde que não atrapalhe a vida de ninguém e há uns tempos sinto que estou perdida de mim, coloquei minha felicidade nas mãos dos outros e com isso uma energia negativa começou a me atormentar. sempre acreditei que nada acontece por acaso e ter entrado nessa conta que há tempos não entrava e ver o link desse post com toda certeza foi um sinal dos astros. obrigada por ter me dado um tapão na cara e me dizer tudo o que eu precisava ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior coisa que fazemos é colocar nossa felicidade ou futuro nas mãos de outra pessoa. Isso depende somente de nós, então ninguém pode fazer o melhor, uma vez que só nossa essência permite essa conquista. Talvez o destino, os astros ou seja lá o que for realmente tenha olhado para você e te indicado um caminho. Espero que tudo se acerte por aí ♥

      Excluir
  3. Eu sabia que ia amar o texto, mas ele me chacoalhou mais do que imaginei. Obrigada por esse "tapa". Obrigada mesmo!
    <3
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que ótimo saber disso, dessa tua entrega com minhas palavras ♥

      Excluir
  4. Morena (como tu gosta de falar), tu é foda.
    Eu assisti uma cena do dia da Larissa Manoela na Eliana que ficou mais velha, eu confesso que achei muito engraçado quando vi (ainda acho).
    Mas você foi mais além e trouxe uma reflexão intensa
    bonita
    poética
    e o mais importante: real.

    A gente tem o hoje e o agora é nossa única certeza. Nem a morte é certeza, vai que daqui pra amanhã acontece um evento científico e ninguém mais morre? Mas o agora é o que a gente tem. É o que a gente faz. Como tu disse, não existe o momento perfeito, existe ação.

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    topzera
    mil beijosss

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, linda ♥ Tem cenas dessa bendito programa que também acho engraçadas, principalmente pela falta de senso ou por declarações que não fazem muito sentido, mas enfim rs. Fico bem feliz que o texto tenha te gerado essa reflexão. Acho que, assim como você, também fico pensando nos eventos científicos dos quais não vamos ser convidados iauheiuhe. Obrigada pelo carinho, Beca ♥

      Excluir
  5. Kelly seu texto foi um tapa na minha cara!! Me identifico pra caramba, sou a pessoa que mais tem medo de tomar atitude na vida ou mudar uma situação ruim. Como vc falou do seu emprego, eu vivo uma situação bem parecida, mas ao contrário de vc eu não tenho coragem de largar tudo e as vezes eu sinto que a vida ta passando e eu to perdendo meu tempo.
    Tão difícil isso né?
    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, não fique com essa sensação. comece a procurar outro emprego, quem sabe faça por conta própria no começo, mas tente mudar, sabe? Se aquilo não tá te fazendo feliz, não adianta empurrar com a barriga e fingir que tá tudo bem. Espero que tenha coragem e se abra para novas possibilidades ♥

      Excluir
  6. "Nem sempre estamos dispostos a deixar de lado o conforto do que é certo, mas grande parte das pessoas infelizes continuam vivendo no automático"
    Acredito que so evoluímos quando decidimos sair da nossa zona de conforto.
    Seu texto é maravilhoso!
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada ♥ E sim, acho que amadurecemos muito quando aprendemos que nada se conquista ficando parado. A vida passa e a gente não percebe.

      Excluir
  7. Acho que sei o programa que você se refere e esses dias tive uma conversa com minha mãe basicamente sobre o que você abordou em seu texto. Não sei, mas este ano eu comecei a me policiar sobre o que eu estou transmitindo, como eu espero ser vista, sem me importante tanto com o que os outros querem ver. Também tentei ser uma pessoa mais positiva, no sentido de encorajar mais as pessoas a seguirem seu sonhos, assim como tentar colocar os meus em prática. Acho que a gente tem que viver mais pra si e deixa um pouco de lado a vida que os outros esperam que a gente vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Acho que quando ficamos estagnados imaginando o que os outros podem pensar sobre nossas atitudes, perdemos tempo com algo inalcançável, sabe? Todo mundo quer alguma coisa, mas são raras as pessoas que ficam contentes com nossas mudanças. Temos que aprender a buscar a felicidade por nós mesmos, sem depender da aprovação dos outros ♥

      Excluir
  8. Bom, esse discurso todos pregam, inclusive eu em alguns momentos. Entretanto você eu sabemos que é fácil falar.

    Na vida, tudo é ponto de vista. Tudo. Por mais que na teoria da busca pela felicidade, sair da rotina possa parecer a receita para chegar lá, certamente não é tão fácil quanto pensamos.

    Também estava muito descontente com o meu emprego, me demiti. Estou vivendo a um ano da maneira que sempre estive pensando. No momento eu fiquei aliviado e senti que tinha alcançado o ponto certo, porém a gente descobre que é um ciclo vicioso. Por mais que alcancemos a felicidade e os desejos, em breve isso não será suficiente e assim algo entrará na nossa cabeça, nos fazendo crer que esse próximo objetivo é que nos trará felicidade. Então isso se repetirá. Pode ser bom para nos fazermos ir atrás das coisas ou ruim quando fracassarmos todas as vezes, porque é como falei, tudo é ponto de vista.
    Converso com muitas pessoas que passam por momentos ruins da vida, beiram a depressão e suicídios, pessoas que me identifico, pois até agora ainda tenho pensamentos suicidas e não sei até quando vou. Então eu sei o que é buscar uma renovação, um caminho alternativo para alcançar a tal felicidade. Ainda bem que você conseguiu. Infelizmente para alguns, a vida está se desfazendo como areia nas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que tenha conseguido alcançar a felicidade, entende? É exatamente o que você falou: é um ciclo vicioso. Vivemos nos tempos do consumismo, nos tempos líquidos. A gente nunca está contente com o que conquistamos. Sempre queremos mais e mais, até chegarmos em um ponto que nada parece certo. Mas meu intuito era dizer que ficar estagnado é o primeiro ponto que deveria ser considerado quando nos vemos perdidos. Acredito que a vida seja muito mais do que buscar a felicidade. Queremos sempre para ontem, um sentimento rápido, um frenesi inesperado, uma conquista de horas. Pouco vemos ou observamos o tempo em si e o que ele mantém com o passar dos anos.

      Excluir
  9. Adorei seu texto só ouvir verdades .Temos que aproveitar cada segundo da nossa vida é se amar cada fez mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Quando aprendemos a fazer isso, as coisas se tornam mais leves, mais vivivéis rs ♥

      Excluir
  10. "Se sei que tenho capacidade de ir além, não tenho motivo para ficar no mesmo lugar" Nunca nenhuma frase me definiu tanto! Durante muito tempo eu tive medo de mudanças e de me jogar de cabeça no desconhecido, mas depois de tanta coisa aprendi a abraçar tudo de novo e diferente que aparece na minha vida. Me arrisco em toda nova oportunidade, sem pensar duas vezes, independe se vai dar certo ou não, porque do contrário nunca vou saber né ? Parto do princípio que é melhor "quebrar a cara" do nunca ter tentado. Nem sempre conseguimos tudo o que queremos, nem sempre sai como esperamos, mas tentar já um grande passo.
    Sobre felicidade, lembro de algo que meu professor de filosofia disse "felicidade não é objetivo de vida, não é algo a se buscar. Felicidade é um estado". E concordo com cada palavra. Se buscarmos unicamente a felicidade como objetivo de vida, nunca estaremos satisfeitos porque sempre vamos sentir que falta alguma coisa e isso não é exclusivamente nossa culpa. Somos impulsionados constantemente a querer sempre mais, a comprar mais, a gastar mais, com coisas que não nos satisfazem realmente. Acredito que a felicidade está nas pequenas coisas, como essa que você mencionou no texto. Abraçar alguém, uma conversa gostosa, daquelas que aquecem nosso coração e nossa alma. Felicidade não é algo para se buscar no futuro, é algo para "ser" agora.

    Beijão e parabéns por esse texto maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicidade é um estado. Exatamente isso. Não devemos nem precisamos viver em busca da felicidade. É claro que isso nos proporciona um objetivo, algo a ser feito, mas não quer dizer que vai ser o foco principal. Todo mundo quer isso, e todo mundo vai te julgar ou te impor mais e mais motivos para ser feliz. Então entramos em um ciclo vicioso de que nunca está bom. Nunca está como esperamos. Acho que ser feliz é aproveitar e memorizar cada segundo que vivemos ♥ E sobre tentar, é isso mesmo. "Mais vale ter histórias vergonhosas para contar do que não ter nenhuma" rs. É claro que precisa de bom senso, mas tudo com limite se consegue.

      Excluir
  11. Que texto lindo e reflexivo. Muito verdadeiro tbm. Eu costumo pensar que precisamos viver o presente( não é a toa que se chama presente, pois realmente é um presente que temos todos os dias, uma nova chance, um novo recomeçar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a teoria. Realmente precisamos aprender a focar no presente e viver o agora. Não sabemos ao certo o que vai acontecer daqui alguns minutos, quem dirá daqui um ano. Obrigada ♥

      Excluir
  12. Como não amar esses seus textos que me incitam a pensar ? Se você escrevesse um livro eu iria ler ele com certeza! ♥
    Mas sobre o texto em questão, concordo com tudo que foi dito apesar de nem sempre colocar esse conselho em prática.
    É tão mais fácil fazer da nossa vida uma rotina, prestar mais atenção nos momentos ruins, deixar de elogiar ou abraçar alguém que amamos. O que é uma pena, na maioria das vezes preferidos continuar dentro de uma rotina do que arriscar fazendo algo novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Sempre ficamos com o que é mais confortável, deixando de lado a parte prática dos sentimentos. Mas um dia ainda vamos conseguir mudar esse conceito e passar a vivenciar momentos melhores ♥

      Excluir

© Design e conteúdo desenvolvidos com ❤ por Kelly Mathies | Tecnologia do Blogger | 2015 - 2020